A BR-158, entre Santa Maria e Itaara, vai ganhar três fiscalizadores eletrônicos de velocidade _ duas lombadas eletrônicas e um caetano, também conhecido como pardal. As lombadas ficam perto do Parque Oásis. O pardal fica perto da Brita Pinhal.
As lombadas (que limitam a velocidade dos veículos a 50km/h) ainda não estão funcionando. Segundo a Kopp, responsável pela instalação dos equipamentos, as duas devem ser testadas nos próximos dias. Só depois do teste é que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é contatado para aferir as duas lombadas e o pardal, que multará veículos que trafegarem acima de 60km/h.
_ Independentemente de quando os equipamentos vão começar a multar, os motoristas devem respeitar a sinalização desde já _ diz o engenheiro João Carlos Tonetto, supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Santa Maria.
O Dnit ainda deve instalar três pardais em Rosário do Sul. Um deles ficará na BR-158, próximo do entroncamento com a BR-290. Os outros dois devem ser fixados na BR-290. Ainda não há uma previsão de quando começarão a funcionar.
Pintura do trecho começará logo
Conforme Tonetto, a pintura da sinalização na rodovia, também entre Santa Maria e Itaara, deve começar nos próximos dias. Nesta segunda-feira a Della Pasqua, empresa responsável pela de manutenção e pela conservação da rodovia, deu início à pré-sinalização.
Já o trecho da BR-158, que fica próximo à Garganta do Diabo e que desabou no ano passado, deve ter o projeto de reforma concluído neste semestre. Conforme o Dnit, a empresa teve de refazer o projeto, que deve ser aprovado até a metade do ano. Não há previsão para o início e nem para o valor das obras.